Conteúdo elaborado por
Caio Mastrandrea
Campanhas de Marketing: até que ponto inovar na comunicação da sua marca?
Descubra como melhorar a sua comunicação com alguns insights valiosos.
Uma visão geral
A cada dia que passa a boa e velha publicidade fica mais dinâmica, a inovação acelerada toma conta dos meios e veículos, e nessa disputa por atenção as marcas vistas como criativas conquistam um diferencial importante no mercado. No entanto, até que ponto faz sentido "pensar fora da caixa"?
A resposta é complexa, difícil, um grande "depende". Isso porque para respondê-la existem muitas vertentes que devem ser analisadas, até porque cada marca possui a sua particularidade, essência e intenções próprias. Então, antes de sair tomando qualquer decisão sobre a forma como seu negócio deve se expressar, atente-se aos seguintes pontos:
Segmento de mercado;
Público-alvo;
Posicionamento;
Status da empresa.
Enquanto algumas marcas fazem ótimo uso dessas estratégias arrojadas, outras encontram sucesso em abordagens tradicionais. Isso acontece porque essas empresas são profundas conhecedoras dos pontos citados acima, sabendo exatamente onde pisam quando o assunto é comunicação.
Como inovar, sem exagerar?
Um dos principais desafios enfrentados por marcas de todo o mundo é a limitação da criatividade por falta de clareza sobre até onde se pode ir.
Na maioria das vezes, explorar novas abordagens pode gerar um alerta em certas marcas, por medo de alienar o público-alvo atual ou se afastar demais de sua identidade. Já outros, abusam tanto da "criatividade" que acabam desconectadas de seus consumidores.
Este é um dilema comum, porém, com algumas dicas, você consegue resolvê-lo.
Alinhe-se às expectativas do consumidor: marcas que têm um profundo entendimento de seus consumidores possuem maior liberdade para inovar. É essencial que novas abordagens estejam em sintonia com as expectativas e preferências do público.
Cautela para novas empresas: se você ainda não tem certeza sobre seu público, o melhor caminho é adotar uma estratégia “pé no chão”, focando em estabelecer uma identidade forte e clara antes de se aventurarem em estratégias de comunicação mais ousadas.
Não se deixe levar pelos outros: as trends são tentadoras, ainda mais quando você vê grandes marcas embarcando nelas também. Mas, antes de sair fazendo o mesmo na sua comunicação, analise o posicionamento, público, segmento, status e veja se realmente aquele conteúdo condiz com o seu negócio.
O poder de uma comunicação clara e alinhada
Para ilustrar a eficácia de uma comunicação clara e objetiva, podemos observar empresas como Bayer Brasil, Jovem Pan News e Uniasselvi. Essas marcas utilizam estratégias diretas e claras para transmitir suas mensagens, alcançando resultados positivos e mantendo a confiança de seu público.
Por outro lado, marcas como Coca-Cola, McDonald's Brasil e Red Bull Brasil exemplificam uma comunicação mais ousada e criativa, conseguindo cativar e engajar seu público de maneira única. A habilidade de balancear essas abordagens é crucial para o sucesso da comunicação de qualquer empresa.
Além disso, é importante destacar que uma comunicação clara e objetiva não se limita a estratégias não criativas. Boas estratégias de marketing consistem em alcançar o equilíbrio certo, independentemente das circunstâncias.
Isso significa que, em alguns casos, o óbvio pode gerar resultados surpreendentes, enquanto em outros, sair da zona de conforto e tentar algo novo pode ser exatamente o que a marca precisa.
Conclusão
Bom, fica evidente que a chave para desenvolver campanhas de marketing bem-sucedidas está no equilíbrio e no conhecimento sobre as intenções únicas de cada negócio, afinal, isso ajuda a definir um caminho mais assertivo para a empresa.
É importante ressaltar que as marcas precisam constantemente avaliar seu segmento, público-alvo e status para determinar o grau de inovação apropriado para a comunicação.
Ah, e lembre-se: manter a mente aberta e estar disposto a ajustar a estratégia conforme necessário, garantindo que a mensagem chegue da melhor maneira aos seus clientes, é de extrema importância.